Caminhada: exercício

 

BENEFÍCIOS. Além de turbinar o cérebro, o exercício traz outros benefícios. “Também contribui para prevenir algumas doenças, principalmente as cardiovasculares, como hipertensão e obesidade.

Caminhar melhora sua saúde

Um regime de caminhada pode ajudá-lo a perder peso; abaixar sua pressão arterial e colesterol; e reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer; entre outros benefícios.

“Walking for Health”, um relatório especial emitido pela Harvard Medical School , diz que caminhar pode fazer mais para combater doenças e outras condições de saúde do que qualquer outra coisa. Um exemplo: caminhar apenas duas horas e meia por semana, ou pouco menos de 22 minutos por dia, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30% impressionantes.

Por exemplo, uma pesquisa da University of Virginia em Charlottesville indicou que andar diminuía o risco de demência e doença de Alzheimer em homens idosos.

 

Isso melhora o seu humor e diminui o estresse

Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver caminhando na natureza, um ambiente que vários estudos mostram que é benéfico de inúmeras maneiras.

Você pode fortalecer seus músculos, ossos e articulações. Os músculos das pernas e abdominais são treinados quando você caminha, assim como seus braços se você os estiver bombeando ou usando bastões de trilha.

 

Caminhar é grátis e pode ser feito em qualquer lugar

Não há necessidade de uma associação cara a uma academia. Basta colocar os sapatos e sair pela porta. Se o tempo estiver ruim, procure um lugar como um shopping ou escola que ofereça tempo para caminhadas na comunidade.

 

Você pode até andar pela sua casa.

Um pensamento final: embora caminhar seja uma ótima forma de exercício, uma nova pesquisa mostra que devemos nos movimentar regularmente ao longo do dia para uma saúde ótima. “Caminhar por cinco minutos a cada hora vai longe”, disse Matthews. “Não precisa nem ser de intensidade moderada. Basta se mover.”

 

1.Melhora a circulação

        

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. “Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio.  

 

2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. 

“A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador”, explica.

 

3. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. “Começar a caminhar é o início de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando”, explica Paulo Correia.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *