Ciclagem de Carboidratos

A ciclagem é um plano alimentar que alterna dias para consumo de alto teor de carboidrato e dias com baixo teor. Essa ingestão pode ser diária, semanal ou até mesmo mensal. Vai depender do treino ou programação de exercícios de cada pessoa.

 

Entenda o que é a ciclagem de carboidratos:

Uma coisa é certa: os dias em que a ingestão do micronutriente for maior devem conciliar com os dias de maior esforço físico, dessa forma, o corpo o utiliza como energia. Nos dias mais leves, esse consumo deve ser reduzido e o corpo tende a queimar mais gordura. Assim, a perda de peso pode ser mais ágil.

 

Quem pode fazer essa ciclagem?

Além de um acompanhamento e de um bom planejamento, essa dieta deve ser de curto prazo. Portanto, alguns grupos podem tirar maiores vantagens do benefício do carboidrato.

Atletas que precisam criar resistência em busca de otimizar e aumentar seu desempenho estão no primeiro grupo que pode ser beneficiado.

O outro é composto por pessoas ativas, com o objetivo de perder peso. Portanto, se você se exercita e quer perder medidas, incluir o consumo de carboidratos na sua dieta pode otimizar seus resultados.

Ainda vale ressaltar que uma dieta que inclua carboidratos depende da compreensão de seu corpo e de seus níveis de condicionamento físico. É preciso pensar em uma forma de como ajustar sua dieta para que funcione com você, e não contra você. 

Antes de qualquer mudança, consulte um profissional e o seu nutricionista para os ajustes necessários.

A carb cycling ainda facilita o armazenamento de glicose (açúcar que surge da digestão do carboidrato) nos músculos na forma de glicogênio – substância fundamental para seu projeto de ganho de massa. E, se você está pensando que seu peso vai voltar à estaca inicial assim que reintroduzir a pizza no cardápio, sossegue. O plano de ciclagem promete resultados mais duradouros.

É por isso então que você consegue aumentar a queima de gordura e ainda assim manter o bom rendimento físico.

Nessa estratégia, o consumo de proteína vai ser quase igual e a gordura é que vai ser ajustada de acordo com o consumo de carboidrato.

Ou seja, em um dia de alto consumo de carboidrato, o consumo de gordura deve ser menor. Já em um dia de baixa ingestão de carboidratos, você deve aumentar o consumo de gorduras.

Você pode aumentar a ingestão de gorduras com o consumo de fontes alimentares de gordura saudáveis e que podem ajudar ainda mais no rendimento físico.

Como o TCM, que é uma fonte de gordura saudável e de rápida absorção, sendo uma boa fonte de energia para exercícios físicos.

É claro que como qualquer outra dieta, essa pode não ser a melhor estratégia alimentar para os seus objetivos e as suas necessidades nutricionais.

 

Qual é a importância dos carboidratos?

Os carboidratos são essenciais para a saúde. Como dissemos, eles são a principal fonte de energia utilizada pelo organismo. Nosso corpo entende que primeiro precisa consumir a glicose como combustível e as reservas de gordura são consideradas uma alternativa emergencial.

Portanto, embora o corpo prefira obter energia por meio da glicose, ele também consegue se abastecer a partir da gordura. Alguns órgãos e células não conseguem utilizar a gordura, como os glóbulos vermelhos, os rins e o cérebro. Por isso, os hidratos de carbono são extremamente importantes para o bom funcionamento da mente.

Ponto principal: Existem várias opções para a ciclagem de carboidratos, que vão desde mudanças diárias até refeições mensais. Experimente descobrir o que funciona melhor para você e seus objetivos.

Portanto, consulte seu nutricionista e veja qual é o melhor plano a ser seguido.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *